Analisemos o "dia D" de um test-taker do GMAT em 10 informações ou dicas importantes!
1 Acesse o site oficial para marcar a data e horário da prova na cidade desejada. Se não houver vagas ou as datas disponíveis forem inconvenientes, opte por cidades próximas.
Dica: cidades pequenas podem
oferecer ambientes de prova mais tranquilos!
2 Imediatamente antes de iniciar o exame você escolhe (online) as escolas que receberão os seus resultados. Após a realização da prova é necessário confirmar tais escolhas e um taxa é cobrada caso você queira adicionar escolas não inclusas inicialmente.
3 Chegue ao local da prova com pelo menos 40 minutos de antecedência, tempo suficiente para realizar o cadastro e aguardar tranquilamente o início do GMAT.
4 Leve o documento com foto que utilizou no cadastro e o e-mail com a confirmação do exame. Não se esqueça de trazer um casaco confortável e snacks para os intervalos, visto que água e um locker (e sanitários!) estarão disponíveis.
5 Não se preocupe com lápis ou canetas. Serão disponibilizadas canetas pilot e folhas plastificadas para as suas anotações durante a prova. É bom treinar previamente com materiais similares, visto que escrever com tais canetas e em folhas plastificadas pode incomodar navegantes de primeira viagem.
6 São disponibilizados tapa-ouvidos, ainda que o barulho de outros aplicantes não costume incomodar.
Dica: experimente os modelo 1 e
modelo 2, levando para a prova o modelo com o qual você melhor se adaptou!
7 Não ultrapasse os tempos de intervalos, do contrário perderá tempo de prova. A responsabilidade pela gestão de tempo é sua, não dos examinadores!
8 Mantenha o foco na seção atual e no exercício que estiver fazendo, evitando pensar a respeito do seu desempenho até aquele momento (inclusive nos intervalos). Como a avaliação do seu desempenho é dinâmica (e feita através de um algoritmo complexo), não tente inferir seu desempenho enquanto o GMAT está em curso.
9 Seus resultados lhe serão exibidos imediatamente após o término da prova, momento no qual você deverá aceitá-los na íntegra (o que salvará suas pontuações no sistema e gerará a folha impressa ilustrada abaixo) ou rejeitá-los na íntegra (suas pontuações serão descartadas, porém é mantido o registro do feitio do exame).
Suas pontuações são dadas em escala (scaled) e percentil (percentile), comparando seus desempenhos com os dos demais aplicantes (do mundo todo) que fizeram exames há no máximo 3 anos
(janela móvel). Um percentil de 97 significa que 97% desses test-takers tiveram performances inferiores à sua (o que seria espetacular).
Dica: O resultado da redação (AWA) só é divulgado posteriormente, no relatório oficial.
10 Último (e mais importante) detalhe: faça MUITOS simulados (de qualidade) para saber o que esperar no "dia D", porém apenas depois de estudar de forma
estruturada e profunda os conteúdos exigidos! A GMATH oferece em seus dois cursos preparatórios mock-tests online
absolutamente GMAT-like, com dificuldades crescentes que facilitam
a checagem da absorção dos conteúdos e a evolução da maturidade quantitativa.
Dica: Não perca tempo, comece JÁ a se preparar corretamente e de modo verdadeiramente diferenciado!
Filipe Gerude (Lisbon MBA candidate)
Siga a GMATH no LinkedIn, YouTube, Facebook e Instagram: