Esperamos que este artigo oriente seus estudos para o "quant" do GMAT, uma vez que test-takers performam (em simulados oficiais e na prova real) com percentis sistematicamente superiores a 98 (experts), 95 (profissionais), 91 (excepcionais), 85 (excelentes), 80 (muito competentes), 70 (competentes) ou amadores.

Nossa facilidade em reconhecer a evolução de um mesmo indivíduo dentro de tais perfis (com progresso de até três patamares em poucos meses) nos faz crer que a pergunta-tema tem como resposta algo "misterioso" e pouco associado ao GMAT, constituído pelas duas palavras seguintes.

Maturidade Quantitativa

Facilidade em estruturar e estabelecer conexões entre ideias, reconhecer e adaptar padrões com flexibilidade, dinamismo na escolha (e troca) de potenciais "caminhos resolutivos" e compreensão profunda dos conteúdos e técnicas envolvidas no exame são as qualidades que caracterizam outstanding performers no exame GMAT.

Se estivermos enganados, como explicar amadores que, a partir do método GMATH se tornaram excelentes e :

  • são advogados que se saíram melhor do que seus colegas engenheiros (que optaram por preparações mais superficiais)?  Formação quantitativa não é crucial!
  • obtêm 3% de 11 fazendo a conta (3/100)*11 = (3*11)/100 = 0.33, ao invés de responderem simplesmente o triplo de 0.11 (visto que 0.11 é 1% de 11)?  Facilidade aritmética não é determinante!
  • estudaram 2 meses, cerca de 1h por dia em somente 3 ou 4 dias por semana?  Grande disponibilidade de tempo reservado para o estudo não é sine qua non!
O método GMATH

É verdade que temos muito orgulho em qualificar estudantes formados nas melhores escolas de engenharia do país até o patamar de experts (nível raro até para especialistas no GMAT do Veritas, MGMAT, etc) mas... estamos falando de aplicantes excepcionais, antes mesmo de conhecerem a GMATH e nossos cursos preparatórios.

Por outro lado, o sucesso atingido pela GMATH também advém dos estudantes menos quantitativos que, formados por exemplo em Psicologia ou Marketing, tornam-se excelentes em aprox. quatro meses de estudo bem estruturado: o método GMATH desenvolve a maturidade quantitativa respeitando seu "nível de partida", seja ele qual for! (Nosso "Curso Fechado Longo" é a grande opção para quem tem dificuldades em matemática!)

Alguns exemplos

Os exercícios apresentados a seguir (propostos em fóruns internacionais) são questões oficiais ou problemas elaborados por cursos preparatórios renomados. Eles foram escolhidos por representarem questões de níveis bem altos cujas soluções ilustram a maturidade quantitativa que objetivamos para você!

Ao passar o mouse em cima de cada enunciado, você verá a data e fórum relativo ao post, bem como o link que levará você até ele. Se clicar no enunciado, verá exatamente a nossa nossa solução lá postada!


Prof. Fábio Skilnik


Siga a GMATH no LinkedIn, YouTube, Facebook e Instagram: